Como pregar a palavra de Deus


Algumas de minhas aulas apresentam oportunidades para pregar homilias ou sermões. Especialmente porque isso pode parecer deslocado no ambiente da sala de aula, aqui estão algumas dicas para ajudar os pregadores, assim como o resto de nós, ao assumirmos a responsabilidade de pregar, além de ouvir e pesar a Palavra de Deus.

Pregue a Palavra.
A Igreja é a guardiã de Cristo de suas boas novas. Um sermão comunica essas boas novas.

Isso não prende o pregador a nenhum formato específico de sermão. A pregação pode ser expositiva, tópica, anedótica, sintética, lírica, casual, formal ... ou qualquer outro formato adequado às boas novas. Tampouco prende o pregador a qualquer versão formulada do evangelho. Você pode pregar as boas novas em um sermão restrito a Levítico! Afinal, a história que se centra em Jesus Cristo é longa, profunda, complicada e espalhada. No entanto, a história de Deus canonizada nas Escrituras deve ser a substância da sua comunicação.

Não 'voe'; prepare um texto ou pelo menos um esboço em prosa.
Há uma velha piada sobre um pregador que gosta de começar com um texto preparado, mas "deixa o Espírito Santo assumir" à medida que seus sermões progridem. Um dia depois da igreja, um congregante o cumprimenta e diz: "Sabe, pensamos que você prega melhor que o Espírito Santo".

A espontaneidade só funciona quando há anos de preparação. Basicamente, requer fluência no assunto, assim como a fala espontânea exige fluência em um idioma. Como os imigrantes recentes geralmente falam apenas 'inglês quebrado', os pregadores iniciantes geralmente falam um 'evangelho quebrado'. Em tais circunstâncias, pelo menos você deve ter seus pontos principais à sua frente como um esboço. Para aqueles que eu recomendo um formato de esboço de prosa . Você também pode preparar e ler um texto completo; se você aprendê-lo bem o suficiente, ele fluirá com a energia adequada e você será capaz de fornecê-lo com o contato visual adequado.

Escolha uma passagem.
A tarefa mais necessária para um pregador também é a mais ilusória: discernir no que pregar. Como você escolhe um texto ou um tópico? Você faz isso com o dom de discernimento do Espírito . É uma questão de oração, exposição séria ao material (no nosso caso, esse será o tópico ou o livro em que estamos nos concentrando; em outros, pode ser o texto lecionário daquele dia ou mesmo o cânone como um todo, se o formato é tópico ou sintético), hora e talvez algumas partidas falsas.

Se você estiver preso, dê um passeio e ore enquanto avança. Medite na pergunta enquanto adormece e pergunte a si mesmo de manhã se tiver uma resposta. Tome um banho. As mentes humanas parecem ganhar vida de maneiras extraordinariamente úteis em situações como essas. (Apenas não faça todos eles de uma vez.)

Se você estiver escolhendo um tópico, depois de esclarecê-lo, precisará identificar passagens bíblicas que falam substancialmente a esse tópico. Eu recomendo que você identifique uma central que enquadre o tópico adequadamente no contexto de todo o evangelho. Você também pode identificar textos secundários que trazem suas próprias mensagens para essa passagem central; isso é chamado midrash e tem uma longa e distinta história na pregação e ensino judaico e cristão. Hesito em oferecer meu próprio trabalho como exemplo, mas você pode verificar meu site em busca de sermões aqui que preguei para entender o que quero dizer.

Então você precisa entender! Isso pode ser um trabalho árduo. Se eu espero que todo aluno invista o tempo e o esforço que ele ou ela precisa para se engajar nas Escrituras, isso é ainda mais verdadeiro para o pregador. Use as ferramentas de leitura, sintática, contextual, crítica e teológica à sua disposição.

Aprenda o que isso significa e por que é importante.
Essa tarefa de uma passagem de Revelação em minha aula de Vida e Literatura do Novo Testamento enfatiza dois aspectos necessários de sua tarefa. Primeiro, você precisa entender as passagens nas quais você está confiando. Segundo, você precisa entender por que essas passagens são importantes no contexto em que você as interpretará. Se você restringir sua mensagem ao primeiro ponto, estará ensinando, na melhor das hipóteses, em vez de pregar o texto. Se você restringir sua passagem para a segunda, estará adivinhando, em vez de interpretá-la.

Obter uma noção do primeiro envolve técnicas como habilidades de leitura, pesquisa em segundo plano, muita atenção ao contexto de uma passagem ( não isole uma passagem de seu contexto imediato! ) E assim por diante.

O segundo envolve tudo isso e muito mais - um julgamento que não pode vir apenas do próprio texto, mas também deve emergir como resultado do seu discernimento nos significados de uma passagem em sua plenitude, na vida e nas necessidades do seu público e em outros intangíveis. O julgamento sempre pode ser informado, mas nunca pode ser domesticado; exige a liberdade obediente e a maturidade responsável que você está começando a apropriar-se como leitor fiel.

Obter uma noção do que uma passagem significa e, especialmente, obter uma noção do porquê disso é uma experiência frustrante, imprevisível e emocionante. Isso é verdade tanto para veteranos quanto para iniciantes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *